Green deal
O ar comprimido é usado na maioria das aplicações industriais.
Estima-se que, em média, a energia necessária para a geração de ar comprimido tenha um peso de cerca de 20% do consumo total de uma empresa.
Deste montante, cerca de um terço poderia ser poupado, através de três tipos de ações sinérgicas:
· Uso de produtos adequados
· Dimensionamento de componentes
· Medição de consumos e perdas, seguida de ações corretivas
Produtos
O custo da energia pneumática está diretamente ligado à duas grandezas fundamentais: a pressão e a vazão do ar comprimido. A primeira é função da força exigida pelos atuadores e a segunda depende da velocidade de movimento dos atuadores.
A escolha de produtos de qualidade, pensados para otimização de fluxo e redução de atrito, é o primeiro passo para garantir uma redução significativa no consumo. Ao diminuir o atrito mecânico nos produtos, garante-se um melhor desempenho e, portanto, melhor desempenho dos atuadores com o mesmo consumo de energia. Da mesma forma a melhoria das condições de passagem do fluido pneumático no interior dos componentes e das tubulações reduz as quedas de pressão e, consequentemente, aumenta a eficiência do sistema.
A Metal Work dá muita atenção a esses aspectos, escolhendo materiais, lubrificantes e componentes de qualidade e estudando cuidadosamente a geometria interna dos produtos, também através de utilização de ferramentas avançadas pra análise de dinâmica de fluidos. As escolhas técnicas são então validadas por testes laboratoriais para garantir a qualidade dos produtos. A Metal Work também oferece uma séria de produtos especificamente dedicados à redução do consumo de energia.
Medir, analisar, intervir
Se desejarmos lidar, sistematicamente com a questão da redução do consumo, o primeiro passo é medir as quantidades fundamentais envolvidas, a saber, pressão e taxa de vazão. Somente dessa forma será possível intervir com estratégias voltadas à melhoria da situação, sejam elas de um tipo de projeto, inserção de componentes ou de um tipo de manutenção existente, intervindo de uma forma programada.
Para isso, a Metal Work fornece uma série de componentes digitais capazes de medir ambas as quantidades e prover o sistema de controle das máquinas com os dados necessários para processar as várias estratégias de intervenção.