Metalwork

50 anni, 1967 - 2017
DIRETIVA DE SEGURANÇA

DIRETIVA DE SEGURANÇA

A Diretiva de Máquinas e Normas de Segurança

As  máquinas e as normas de segurança para as máquinas estão evoluindo atualmente.

A Metal Work pretende tornar a interpretação das normas, o mais simples possível.

Lista das principais normas:

Número Nome em inglês Notas
EC 2006/42

Diretiva de máquinas
Declaração de conformidade de produto

Não se aplica aos componentes pneumáticos, que não sejam máquinas ou quase-máquinas.
EN ISO 13849-1 Segurança de máquinas - Peças relacionadas à segurança de sistemas de controle, parte 1: Princípios gerais de projeto. À medida em que estamos envolvidos, isso se aplica aos componentes pneumáticos usados para funções de SEGURANÇA.
EN IEC 62061 Segurança de máquinas - Segurança funcional de sistemas de controle  programáveis e eletrônicos e elétricos relacionados à segurança  
ISO 19973 Energia de fluído pneumático - Avaliação de confiabilidade de componentes por teste. Permite o cálculo do índice de confiabilidade , B10d.

 

  

Diretiva de Máquinas

A Diretiva de Máquinas, EC 2006/42, não se aplica diretamente aos componentes da Metal Work, os quais não são considerados "máquinas" ou "quase-máquinas" e nem são componentes de segurança.

O CETOP (European Fluid Power Committee) e o Grupo de Trabalho de Maquinário da Comissão Europeia fizeram uma declaração clara nesse sentido.

Consulte o documento CETOP anexo.

O design e a fabricação dos componentes da Metal Work devem ser de tal maneira, que a máquina  completa cumpra com os requisitos fundamentais de saúde e segurança. Como garantia disso, a Metal Work elaborou declarações de Conformidade de Produto de acordo com a diretiva 2006/42. 


Consulte a página com os certificados

Sistema de Segurança

Um projetista de sistema de segurança que aplica a EN ISO 13849-1 deve calcular o nível de desempenho (PL). Para fazer isso, ele precisa conhecer o valor do B10d* dos componentes pneumáticos que forma os sistemas de segurança para calcular o MTTfd (tempo médio para falha perigosa).

*  O B10d   é um índice de confiabilidade e é definido como o número de ciclos até 10%  antes dos componentes apresentarem falha perigosa. Isso deve ser informado  pelo fabricante  do componente pneumático e pode ser determinado pela ISO 19973. 

A EN 62061 exige o SIL (Nível de Integridade de Segurança) a ser calculado para sistemas de segurança. Para isso, o projetista deve consultar o PL definido na EN ISO 13849-1. Isso significa que o  B10d  é um índice  que também é exigido por qualquer um, aplicando a EN 62061.

A Metal Work determinou os valores do  B10d  para todos os seus produtos e estes estão listados no documento  " Confiabilidade B10 d". Para mais detalhes, leia a  "Visão geral das Normas".