Metalwork

50 anni, 1967 - 2017

Código de Ética

Agir em conformidade com um Código de Conduta e aplicar seus princípios continuamente pode evitar situações de conflito e ajudar a superar problemas em relações interpessoais.
O Código de Conduta também ajuda a identificar situações ambíguas ou potencialmente arriscadas que podem surgir durante o trabalho, juntamente com relacionamentos ou comportamentos que possam ser mal interpretados e que podem ser prejudiciais à Metal Work e todos seus funcionários.

CÓDIGO DE CONDUTA
O Código de Conduta é uma ferramenta útil para resguardar continuamente a integridade da empresa, seus valores e funcionários.
É um conjunto de princípios positivos e regras de conduta que a Metal Work decidiu adotar voluntariamente, e promover como uma expressão concreta das intenções da empresa relacionadas às pessoas com quem entre em contato.
O Código fornece um ponto de referência nas atividades do dia a dia. Todas as ações e relacionamentos com colegas e com o mundo externo podem ter um efeito positivo ou negativo para a empresa. Integridade profissional, honestidade e respeito pelos compromissos são características que geram confiança na empresa. Violar esses valores, que são reconhecidos pela comunidade e pelo mercado, e agir impropriamente ou de maneira que infrinja as leis, podem causar danos difíceis de serem reparados à imagem da empresa por exemplo, especialmente em sua reputação e credibilidade. Tais danos podem gerar repercussões que ameacem a confiança dos mercados e instituições bancárias, clientes, fornecedores e pessoas que trabalham ou gostariam de trabalhar na Metal Work.
Agir de acordo com o Código e aplicar seus princípios continuamente pode evitar isso.
Compreensão completa do Código é antes de tudo um dever, assim como é aplicá-lo e certificar-se de seu cumprimento. A reputação e sucesso da empresa, e melhoria nas relações interpessoais, dependem da sua aplicação correta e contínua.

ESCOPO E VALIDADE
Este Código se aplica a todo o Grupo Metal Work. É obrigatório para todos os diretores, empregados e qualquer um trabalhando em nome, ou a serviço, da Metal Work, pois é parte das normas da empresa.

ESTRUTURA
O Código de Conduta da Metal Work é divido em 3 seções que se resumem aos seguintes pontos em ordem:

  • princípios éticos fundamentais;
  • conflito de interesses, lealdade à empresa e integridade de seus bens;
  • detalhes da implementação do Código, as pessoas responsáveis pela sua atualização e para quem os problemas devem ser comunicados.

PRINCÍPIOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS

  • Todo o Código é baseado no cumprimento da legislação, portanto nenhuma infração desse princípio pode ser justificada.
  • Honestidade é um requerimento para credibilidade dentro e fora da empresa, e para estabelecer relacionamentos baseados em confiança.
  • Responsabilidade, que significa levar em consideração as consequências dos atos de alguém, ser consciente do seu impacto na comunidade e no ambiente, juntamente com o crescimento sustentável da Metal Work a longo prazo.
  • Boa direção em todos os níveis, definida como a habilidade de liderar e gerir a empresa de forma justa e bem sucedida, e o comprometimento de todos na realização de sua função de forma efetiva, apropriada e eficiente, sempre entregando e exigindo altos padrões de qualidade.
  • A promoção de uma cultura compartilhada de segurança e consciência de riscos individuais e gerais, através de sistemas de gerenciamento de riscos; a identificação de critérios de referência para decisões da empresa e a definição de padrões processuais.
  • Respeito, que é um assunto de longo alcance e profundo, por afetar indivíduos nas suas vidas pessoais, privadas e profissionais. Primeiramente e principalmente, respeito significa proteger a integridade física e moral dos funcionários, e o desenvolvimento das pessoas como um recurso fundamental para competitividade e sucesso.
  • Equidade, que é a base para um comportamento leal e imparcial. Representando a habilidade de manter um equilíbrio entre os interesses particulares e gerais, e entre a empresa e indivíduos. Este princípio, que é importante em vários relacionamentos, tem uma significância particular no tratamento das pessoas, que devem ser consideradas de forma justa em termos de habilidades e mérito, juntamente com responsabilidades.
  • Transparência nas operações, comunicações e informações é central para a confiança nos relacionamentos com todos os investidores internos e externos. Ela é fundamental na gestão da empresa, que deve ser clara e responsável. A comunicação em particular deve ser direta, logicamente compreensível, oportuna e precisa.

CONFLITO DE INTERESSES E INTEGRIDADE DA PROPRIEDADE DA EMPRESA

Conflito de Interesses

Conflito entre interesses pessoais e aqueles da empresa ocorre quando uma decisão ou comportamento na esfera pessoal pode gerar uma vantagem imediata ou futura para a pessoa envolvida, seus familiares ou conhecidos, em detrimento da empresa. As seguintes situações são apenas alguns exemplos que podem gerar conflito de interesse:

  • ocupar uma posição sênior (diretor, membro do conselho, gestor de departamento) e possuir interesses econômicos com fornecedores, clientes ou concorrentes (possuir ações, posições profissionais, etc.); 
  • estar envolvido com aquisições para a Metal Work, ou gerenciar suprimentos e conduzir operações nas dependências de fornecedores;
  • beneficiar-se pessoalmente, ou através de parentes, de oportunidades de negócio que foram conhecidas enquanto representante da Metal Work;
  • aceitar dinheiro, presentes (objetos valiosos, outros presentes) ou favores (ex. contratação ou progressão na carreira para parentes) de pessoas ou empresas que tenham, ou possam ter, relações de negócios com a Metal Work.

Conflitos de interesse têm um efeito direto nas pessoas envolvidas, e restringem ou influenciam seu julgamento objetivo. Qualquer um que esteja ciente ou pense estar envolvido em um conflito de interesse, ou se sinta desconfortável gerenciando uma situação profissional devido a influências externas, ou que sinta não estar agindo de livre vontade em decisões e em exercício de sua função, deve comunicar seu gestor direto ou departamentos identificados nos procedimentos da empresa, para que a situação seja esclarecida e instruções sobre como proceder sejam fornecidas.

Lealdade à Empresa e Integridade da Propriedade da Empresa

  • A Metal Work exige que todos os funcionários sejam leais, diligentes e que ajam em conformidade com seu contrato de trabalho e regras da empresa. A cooperação de todos é essencial para o sucesso da empresa.
  • Isso significa seguir objetivos determinados pela empresa e gestores com comprometimento, prontidão e diligência, e trabalhar alinhado com os procedimentos. Também significa obedecer ao Código de Conduta e, para qualquer um responsável pelo gerenciamento de pessoas, assegurar que eles cumpram o código e apoiá-los nisso. Similarmente, todos devem operar no interesse da empresa em todas as situações de trabalho, assegurando a integridade da propriedade da empresa e seu uso apropriado.
  • Todos os funcionários devem tratar toda e qualquer propriedade da empresa com cuidado e consideração, evitando o uso impróprio ou de forma que possa danificar ou afetar sua eficácia, ou de maneira prejudicial aos interesses da empresa.
  • É esperado que todos cuidem e protejam os recursos providenciados, e devem, portanto, adotar medidas apropriadas para prevenir roubo, e informar seu gestor direto ou o RH imediatamente caso um roubo ocorra.
  • Proteger recursos da empresa também significa, portanto, não divulgar informação relacionada aos negócios da Metal Work fora da empresa. Em particular, isso significa assegurar que informação confidencial não seja transmitida para pessoas de fora da empresa, ou pessoas não autorizadas a processar esta informação.
  • Todos os empregados são responsáveis pelo uso de aplicativos de TI, que são ferramentas de trabalho essenciais.
  • As informações providenciadas pelas políticas de segurança da empresa devem ser estritamente seguidas para proteger saúde e segurança pessoal e coletiva.

PORTANTO, FUNCIONÁRIOS DA METAL WORK

  • não devem enviar e-mails ameaçadores ou ofensivos, usar linguagem depreciativa, fazer comentários inapropriados que possam ofender a outros e danificar a imagem da empresa;
  • não devem usar equipamento de TI para propósitos ilegais ou que possam comprometer a funcionalidade em relação ao uso pela empresa.

DETALHES NA IMPLEMENTAÇÃO DO CÓDIGO E PESSOAL RESPONSÁVEL

DIRETRIZES GERAIS

  • A Metal Work considera o respeito pelas pessoas fundamental em relacionamentos com colaboradores, e se compromete a resguardar a integridade física e dignidade moral em todos os aspectos da vida no trabalho. A empresa adota uma hierarquia balanceada e uma organização livre de qualquer abuso de poder, propaga e promove uma cultura de segurança no ambiente de trabalho baseada no conhecimento e prevenção de riscos, e assegura que áreas de trabalho sejam seguras, decentes e saudáveis.
  • A Metal Work considera a contribuição profissional dos funcionários como essencial para o sucesso e, portanto, desenvolve os recursos humanos da empresa, oferecendo a todas informações claras e acessíveis e o treinamento exigido para o desempenho de sua função. A empresa investe em desenvolvimento profissional, encoraja a participação ativa no trabalho, e reconhece mérito e habilidades individuais.

Relacionamento com Colaboradores e Sindicatos

  • A Metal Work se compromete a evitar discriminação contra qualquer um, baseada em idade, gênero, preferência sexual, condições de saúde, raça, nacionalidade, persuasão política ou crenças religiosas.
  • A empresa respeita o direito dos funcionários de terem uma representação, reconhece o papel de importantes organizações sindicais, e está à disposição para discutir tópicos-chave de interesse mútuo, através de relacionamentos construtivos com os sindicatos. Isso é caracterizado por uma abordagem que visa identificar e implementar soluções apropriadas para quaisquer problemas que surjam, facilitando a total participação e envolvimento de funcionários e representantes sindicais, quando necessário. Tal abordagem fortalece relações interpessoais, que devem ser caracterizadas por uma atitude responsável e construtiva em todos os contextos e todos os níveis para promover um ambiente de trabalho positivo e construtivo, que é essencial para respeitar os princípios desse Código de Ética.

Saúde e Segurança

  • A Metal Work exige que todos se concentrem em assegurar a efetiva prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
  • Gestores de departamento da empresa mantém políticas de prevenção atualizadas, comparando as melhores práticas adotadas em atividades similares e adotando as melhores tecnologias disponíveis.
  • Eles estabelecem métodos de trabalho, procedimentos e instruções de operação que são claros, consistentes e compreensíveis a todos os níveis. Treinamento apropriado é providenciado e documentação está disponível para aumentar a conscientização dos riscos e medidas preventivas.
  • Os gestores pertinentes supervisionam o cumprimento dos recursos que eles coordenam com medidas preventivas, trabalham para assegurar que o mesmo foco é aplicado durante atividades com risco, e agem de acordo com relatos de colaboradores para aprimorar a saúde e segurança.
  • A obediência a medidas de segurança nunca deve ficar em segundo lugar na realização do trabalho e no cumprimento de prazos.
  • Funcionários devem seguir as diretrizes de segurança relevantes profissionalmente e escrupulosamente, educar colegas para que façam o mesmo, e reportar a gestores quaisquer deficiências ou áreas de aprimoramento.

Dignidade Pessoal

  • Comportamento que cause danos à dignidade pessoal não é permitido, tal como discriminação, humilhação, bullying psicológico ou isolamento direcionado a colaboradores ou colegas, independente dos motivos.
  • Abuso sexual, comportamento ou discurso de natureza sexual, que possam afligir indivíduos não é permitido (ex. exibir imagens com conteúdo sexual explícito, insinuações contínuas)
  • A privacidade de cada funcionário é protegida por meio da adoção de políticas que especificam as informações requeridas e os métodos de processamento e armazenamento.  Essas políticas também proíbem a comunicação/ publicação de informações pessoais sem o consentimento da pessoa referida, exceto quando exigido por lei.
  • Pesquisas sobre preferências, ideias, gostos pessoais ou a vida privada de colaboradores em geral são proibidas.
  • A Metal Work se compromete a remover barreiras físicas que afetem as oportunidades ou capacidade operacional de pessoas com necessidades especiais.

Tratamento justo de Colaboradores

  • Colaboradores devem ser tratados de maneira justa e seus direitos respeitados em todas as áreas da vida no trabalho. A administração de pessoal é gerenciada apropriadamente, de maneira oportuna, e dados pessoais são mantidos confidenciais. Políticas e critérios de seleção adotados estão disponíveis para as partes interessadas, de acordo com os princípios de confidencialidade e transparência.
  • Acordos de trabalho que não cumpram com as exigências contratuais e legais não são permitidos.
  • As pessoas são selecionadas com base em habilidades e competências que satisfaçam os requerimentos da empresa para a função a ser preenchida.
  • A informação exigida na fase de seleção é estritamente ligada à verificação de aspectos profissionais, psicológicos e de aptidão, de acordo com o respeito por privacidade pessoal e opiniões do candidato.
  • Uma vez selecionados, todos os funcionários recebem informações claras e precisas sobre sua função e suas responsabilidades, salário e regras, e procedimentos a serem adotados para garantir segurança pessoal no trabalho.
  • Decisões tomadas no gerenciamento de pessoal são baseadas em profissionalismo, habilidades e competências demonstradas pelos colaboradores (ex. em caso de promoção a cargos mais altos e atribuição de tarefas), e em mérito (ex. oferecer bônus e incentivos consistentes com critérios e políticas de pessoal).
  • Treinamento é oferecido a indivíduos ou grupos com base em objetivos específicos de desenvolvimento profissional, na estrutura de exigências da empresa relacionadas a mudanças organizacionais, necessidades de atualização de competências, manutenção e desenvolvimento de uma base de competências adequadas, e reeducação de pessoal.
  • A equipe de gerenciamento de pessoal adota medidas adequadas para evitar favoritismo, nepotismo ou outras formas de apadrinhamento ao selecionar, recrutar ou gerenciar pessoal, dentro dos limites de informação disponível e de proteção de privacidade.
  • Gestores precisam que as pessoas pelas quais eles são responsáveis operem de acordo com as funções atribuídas a elas e com os planos de organização do trabalho. Eles planejam o trabalho de acordo com as necessidades da empresa, motivando e apoiando seu pessoal na participação em iniciativas de treinamento e em tirar férias em concordância com as diretrizes e legislação, sem comprometer as exigências técnicas/de produção. Gestores evitam organizar trabalho fora das horas normais de trabalho como procedimento padrão de trabalho. Eles motivam os colaboradores e escutam seus pontos de vista em relação a rotas de trabalho e objetivos do departamento, e não devem abusar de sua posição para exigir favores pessoais. Em caso de descumprimento das regras da empresa, gestores lidarão com questões respeitando a dignidade pessoal e o tratamento justo de seu pessoal.
  • Flexibilidade que é compatível com o desempenho geral de trabalho é encorajada para facilitar provisões de maternidade, cuidado de filhos e problemas pessoais severos.

Relacionamentos com a Comunidade e Território

A Metal Work reconhece intensamente o efeito direto e indireto que seu negócio pode ter no bem-estar coletivo em geral.Como resultado:

  • A empresa reconhece a importância da aceitação social nas comunidades onde opera, e visa investir em uma maneira que resguarde o meio ambiente, paisagem e interesses locais e nacionais, mantendo o impacto no território em nível mínimo.
  • Graças ao monitoramento ambiental contínuo, a empresa tem metas para reduzir os efeitos danosos de suas atividades de negócio no ambiente. A empresa leva em consideração a pesquisa científica, tecnologia e melhores práticas no assunto.
  • A empresa oferece feedback na implementação da política empresarial e ambiental, e consistência entre objetivos e resultados atingidos através de publicações regulares e no website da empresa.

CONDUTA EXIGIDA

Para maximizar a eficácia do Código de Conduta da empresa e encorajar o cumprimento como comportamento consolidado dentro da empresa, a Metal Work se compromete a:

  • distribuir o Código de maneira apropriada internamente e externamente, através de comunicação específica sob medida aos destinatários (ex. com a entrega de uma cópia do Código a todos os colaboradores, com uma seção dedicada na Intranet da empresa, no website, em documentos onde seja necessário, ou com outras iniciativas de informação e treinamento);
  • assegurar que o Código seja entendido, oferecendo uma central de suporte no departamento pessoal que deve ser considerada uma parte integral da relação de trabalho;
  • estabelecer um sistema de denúncias, indicando pontos de contato para obter esclarecimentos e denunciar quaisquer violações;
  • manter confidencial a identidade de qualquer pessoa reportando violações, e os detalhes da informação denunciada, sujeitos às exigências da legislação;
  • proteger qualquer pessoa reportando violações de boa fé e no espírito de lealdade à empresa contra retaliações ou repercussões profissionais negativas;
  • coletar informações reportadas e analisá-las de acordo com procedimentos planejados e, se uma violação é confirmada, aplicar medidas disciplinares de acordo com a seriedade da violação;
  • atualizar o Código quando necessário para cobrir casos não incluídos na versão atual, publicando comunicação específica na Intranet, e a revisando e corrigindo com base nas novas políticas corporativas, éticas, ambientais ou sociais;
  • verificar e possivelmente revisar diretrizes e procedimentos da empresa para garantir consistência com o Código.

GERENCIANDO E REPORTANDO VIOLAÇÕES

Para os funcionários da Metal Work, seu gestor direto é o primeiro ponto de contato para esclarecimento ou denúncia de violações do Código de Conduta e de sua aplicação. Gestores diretos podem oferecer uma resposta direta ou indicar outros departamentos da empresa, o gestor de RH (que pode lidar com a questão diretamente ou solicitar apoio do psicólogo da empresa), ou o departamento de auditoria interna. Esta ética deve ser tratada com seriedade, e aqueles em posições de responsabilidade devem facilitar uma solução. Se a pessoa não obtiver uma resposta satisfatória, ela tem o direito de escalar a questão para um diretor diretamente.

A Metal Work é da opinião que a informação reportada em boa-fé demonstra lealdade à empresa, assegurando completa confidencialidade para os que reportam, sem tolerar represálias, e disciplinando aqueles que violaram regras. Neste mesmo espírito de lealdade, a empresa solicita que denúncias não sejam feitas de forma anônima, para que elas possam ser gerenciadas adequadamente e imparcialmente, aplicando equidade e o tratamento adequado da mesma forma à informação reportada, à pessoa denunciada, e à pessoa que faz a denúncia.

Os detalhes de contato (endereços postais e de e-mail e números de telefone) são publicados e atualizados via Intranet ou website, e via comunicações da empresa.

VÁLIDOS até que comunicação subsequente ofereça informação diferente:

Telefone: + 55 51 3590-7100

Lido e aprovado em 04/10/2019 por

Hernane Cauduro